segunda-feira, 23 de julho de 2012

Diário de Bordo




Capítulo IV

6º dia

Saímos para Guaratinguetá, onde fica a casa do Frei Galvão, o primeiro Santo do Brasil, este é lugar do seu nascimento e infância. Visitamos a Catedral de Santo Antônio e conhecemos um pouco da história do mesmo, nesta visita descobrimos que ele é o Santo protetor da construção civil e das casas de material de construção (logo rezamos pela Natal construção!). Seguimos para Cachoeira Paulista onda fica a Rede de TV Canção Nova, lá conhecemos toda a estrutura, rezamos o terço da misericórdia, transmitido ao vivo, e assistimos o ensaio do cantor Dunga para o PHN. Encerramos a noite conhecendo um pouco mais da cidade de Aparecida.

7º dia

Iniciamos o dia visitando o Museu Padre Vitor Coelho (Memorial Redentorista), o mesmo já é Servo de Deus, e está em processo de Beatificação. Lá também se encontram os restos mortais de vários Padres e Irmãos Redentoristas da Província de São Paulo. Ao sair, conhecemos a Basílica Velha de Aparecida, a mesma está em processo de restauração. Foi a primeira a receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida e têm celebrações independentes do Santuário. Seguimos para o Santuário onde fomos recebidos pelo Frater Mailson Regis, que nos levou para almoçar no convento do Santuário. E em seguida conduziu-nos para um tour dentro do Santuário e no Mirante, de onde foi possível ver toda a cidade e proximidades. Demos entrada nas credenciais do 3º Encontro Nacional da PASCOM. E a noite houve a celebração de abertura do encontro tendo como tema “Identidade e Missão”, seguido pelo lançamento da logomarca da PASCOM Brasil e palestra sobre Comunicação e Informação: Igreja e sociedade, com o Prof. Carlos Alberto de DI Franco. Encerrando assim a programação deste dia.

8º dia

O Encontro Nacional da Pascom começou na manhã desta sexta (20 de julho) com uma missa às 07h30min, no auditório da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Logo após a celebração teve início as atividades deste dia, com a vídeo-conferência com o Dom Claudio, presidente da Sagrada Congregação para as Comunicações Sociais, direto de Roma. Teve seqüência com uma mesa redonda, sendo representada com os professores doutores, padres e coordenadores da CNBB.
A conversa foi de início com a Prof.ª Dra. Rosane Borges, Londrina-PR, representante da ONU, cujo tema foi: “Os Sentidos da Comunicação". Durante a exposição a mesma enfatizou o compromisso com a verdadeira comunicação no sentido de viver fazendo a diferença na Igreja, levando em consideração que a mensagem deve ter fundamento e um publico alvo, a mesma concluiu a palestra com a seguinte frase: “comunicar é admitir o outro em sua plenitude”.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
Às 14h no Centro de Eventos Pe. Vito Coelho aconteceram as oficinas, com temas diferenciados:  1º Teoria de planejamento e capacitação de recursos para Pascom e Planejamento da Pascom e Elaboração de projetos (Renard e Priscila); 2º Teoria da Pascom no rádio, Linguagem específica na Web rádio, informação e evangelização no rádio e Grades e políticas de comunicação das rádios comunitárias (Ana Paula); 3º Teoria da Pascom; pastorais específicas: Comunicação na Catequese, Comunicação na Liturgia e Comunicação e Juventude (Daniel e Telma) e 4º Teoria da Pascom na Internet (Pe. Erisson).
A noite da sexta-feira foi animada com o show ao vivo dos cantores de Deus, que ocorreu no auditório Pe. Orlando Gambi, TV Aparecida.

PASCOM N.S.P.S.


Nenhum comentário: