Reflexão

Salmo 91


________________________

A Oração é a busca do Coração que Ama


Pregação Pe. Reginaldo Manzotti - Canção Nova

______________________________________



Perdoar e Esquecer



Pregação Pe. Fábio de Melo - Programa: Canção Nova


_______________________________________

História da Páscoa



____________________________________________



Pegadas na Areia

Uma noite eu tive um sonho.
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor,
E através do Céu, passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava, percebi pegadas na areia;
Uma era minha e a outra do Senhor.
Quando a última cena de minha vida passou diante de nós,
olhei para as pegadas na areia,
Notei que muitas vezes no caminho da minha vida
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis
da minha vida.
Isso aborreceu-me deveras e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, Tu me disseste que,uma vez que eu resolvi Te seguir,
Tu andarias sempre comigo, todo o caminho,
- Mas notei que nos momentos das maiores atribulações do meu viver havia na
areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas.
- Não compreendo...
Porque nas horas em que eu mais necessitava Tu me deixastes?
O Senhor respondeu:
- Meu precioso filho, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do
teu sofrimento.
Quando vistes na areia apenas um par de pegadas,
foi exatamente aí que
EU TE CARREGUEI EM MEUS BRAÇOS!







 

A loja de Deus
 
"Entrei e vi um Anjo no balcão.
Maravilhado lhe disse:
-Santo Anjo do Senhor, o que vendes?
Respondeu-me:
- Todos os dons de Deus.
-Custa muito?
- Não. Tudo é de graça.
Contemplei a loja e vi: jarros e vidros de fé,pacotes de
esperança, caixinhas de salvação e sabedoria.
Tomei coragem e pedi:
- Por favor, quero muito amor de Deus,todo perdão de Deus,vidros de fé,felicidade,salvação eterna para mim e para minha família.
O Anjo do Senhor preparou um pequeno embrulho que
cabia na minha mão.
- É possível tudo aqui?
O Anjo respondeu-me sorrindo:
- Meu querido irmão, na loja de Deus não vendemos frutos,
apenas sementes...
"





Sedes Santo (06/11/12)







            Em nossa realidade, ser Santo é alguém que possui alguma concessão divina e obra milagres, assim como Jesus Cristo realizou, aliás, o próprio Cristo é visto e glorificado como o modelo de Santo à ser seguido. Segundo Jo (1,1) "E o verbo se fez carne e habitou entre nós", sendo desta forma, Deus cumpriu sua promessa, enviando seu filho para que estivesse realmente à prova de tentações e induções oriundas do mundo não retirariam de fato o objetivo do seu Filho, Jesus Cristo, que era evangelizar.
            Santo é aquele que é/foi tomado pela salvação de Deus e que realizou obras admiráveis diante dos preceitos religiosos. De certa forma, podemos ser Santos, partindo do momento em que todos assumimos nosso compromisso de semelhança com Jesus Cristo, pois ele é a condição perfeita que é atribuída a liderança de Santidade. No livro de Isaías (1,4) retrata da falácia de um povo que estava perdido por causa do pecado, já que as pessoas brigavam entre si, matavam e realizavam destruições, e em seguida Deus cita, [...]"Eu criei e eduquei filhos, mas eles se revoltaram contra mim" [...], Deus cita a criação, criação esta que não é valorizada pelas próprias criaturas por ele criadas. De que forma você pode valorizar e orgulhar a criação que é tão maravilhosa? De que forma podeis contribuir para este processo de expansão da palavra do Deus que é tão maravilhoso?
            Mt 10 (37, 39) “Quem ama a seu pai ou a sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim, não é digno de mim.  Quem não toma sua a cruz e não segue após mim não é digno de mim. Quem procura conservar a própria vida, vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la."
            Nossa omissão pode custar muito para Deus e para o próximo!
                                                  Sedes Santo.
           PasCom - N.S.P.S
           








Quem é Deus? (22/08/2012) 





"Deus é um espírito perfeitíssimo, criador do céu e da terra". Ele é Senhor e Pai. Amigo e Companheiro. Deus é um espírito. É difícil entender e explicar o que é um espírito porque, o conhecimento que adquirimos penetra na inteligência através dos sentidos, e estes são impotentes para apreender uma natureza espiritual. 

Digamos, então, que o espírito é desprovido de forma, peso, cor, etc... Pode-se compará-lo como o ar que respiramos – que não vemos, praticamente não sentimos, mas nos envolve e sustenta nossa vida. 

No entanto, a inteligência não conhece apenas o que os sentidos experimentam. Dos sentidos a inteligência recebe suas primeiras noções. Mas a inteligência tendo uma natureza espiritual, não se contenta com dados imediatos que os sentidos lhe oferecem. Orientada para o absoluto, desejosa de ultrapassar as aparências, necessita de ir mais longe e de fato o consegue.

Em outras palavras, podemos dizer por exemplo: na sala de aula o aluno ouve (pela audição - sentido) e entende (pela inteligência – espiritual). Pelo que uma pessoa faz, se vê a sua inteligência (espiritual, invisível) A inteligência é própria dos seres que possuem um espírito.

Deus é perfeitíssimo. Pela obra se conhece o artista. Por uma flor desenhada em um quadro, julga-se o pintor. Quando melhor pudermos observá-la – com os olhos do artista, botânico, médico, arquiteto... Mais longe chegaremos. E o conhecimento da flor não será esgotado. "O que há de invisível em Deus, torna-se visível pelas coisas criadas". (Rm 1, 20) Para que entendamos melhor, leiamos no Livro da Sabedoria (Bíblia), capitulo 13. 

Examinando a flor, estudando, pensando, conclui-se que ela não pode se obra do acaso e que seu autor é inteligentíssimo, sapientíssimo, poderosíssimo, perfeitíssimo,... Por ser perfeitíssimo, Deus é imutável, pois só muda quem tem alguma perfeição a adquirir. Por sua imutabilidade, Ele é eterno, pois no que é imutável, não há sucessão, não existe começo nem fim. 

O tempo é feito de momentos sucessivos: passado, presente e futuro; e a eternidade é um presente perpétuo. "Deus é". É presente em toda parte, em toda época. Pela sua inteligência, sabedoria, bondade – perfeição – Ele é presente em tudo.

Somos feitos à sua imagem e semelhança. Somos seus filhos. Exemplo: conhecendo a história, somos capazes de nos transportar à idade média , e lá estaremos presentes pelo conhecimento. Como também podemos estar pela inteligência e pelo amor. Assim Deus, infinitamente sábio, infinitamente bom, está presente em toda a parte e em todos os tempos. Por essas qualidades, Ele é presente e mais ainda, Ele é presente, por ser fora e acima do tempo.

Temos de Ter consciência da presença de Deus. Evitamos fazer coisas erradas na frente de pessoas que nos inspiram respeito. Mas estamos sempre diante de Deus. Ele nos vê sempre. Penetra até em nossos pensamentos. Nunca estamos sós. Mas Deus não é um vigia e sim o Pai amoroso, o bom companheiro que zela por nós, acompanhando-nos e sustentando-nos. Deus é uma presença de amor.

Porém, somos atacados por doenças, aborrecimentos, etc. Mesmos quando fazemos o bem, podemos ser vítimas de contrariedades. Pois Deus permite que o mal haja, devido ao livre arbítrio que é dado a todos nós (liberdade de escolhermos fazer a vontade de Deus ou não). É necessário sabermos que somos influenciados a fazer o mal, por causa das tentações impostas a nós pelo demônio, mas quem decide fazer ou não fazer o mal somos nós. Somos livres para escolher. E se somos livres, também somos responsáveis pelas conseqüências de nossas escolhas. 

Com a experiência cedo ou tarde a maioria de nós descobrirá, que se nos enveredarmos pelo caminho do mal a nossa recompensa será a dor, o sofrimento e a morte. Mas se tomarmos o caminho do Bem e nos esforçarmos para seguir cada vez com mais eficiência o Bem, nossa recompensa será a alegria, a felicidade e a Vida Eterna. (Bem = ser fiel aos preceitos de Deus).

Tudo que existe foi, criado por Deus. Ele é o Criador que, por sua Perfeição, não pode ter sido criado. Logicamente, Ele tem de ser o primeiro, desde sempre. Ele é o Criador – e tudo o mais é criatura. O homem constrói viadutos, instrumentos, carros, etc. Mas constrói tudo, utilizando elementos já existentes. Porém, só Deus tira coisas do nada, isto é, só Ele é o Criador. O Único ser necessário é Deus, Deus que se basta a si mesmo, que em si mesmo se completa e se satisfaz inteiramente, por se perfeito.

Toda criação é uma autêntica projeção da beleza e do amor de Deus. Porém a presença de Deus na criação não é panteísta (Deus é todas as coisas). Deus esta presente na criação, como o artista em sua obra - Independente dela – cabendo-nos descobri-LO, senti-LO, amá-LO, na maravilha de sua generosidade, no esplendor de sua grandeza. Tudo pertence a Deus, tudo reflete sua beleza e perfeição. Contemplar a natureza, é uma forma de rezar, de se pacificar, purificar, enfim unir-se ao Criador.

Paz e Bem.


PASCOM N.S.P.S.



Recomeçar


Não importa onde você parou,
em que momento da vida você cansou,
o que importa é que sempre é possível
e necessário "Recomeçar".
Recomeçar é dar uma nova
chance a si mesmo.
É renovar as esperanças na vida
e o mais importante:
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
Foi aprendizado.

Chorou muito?
Foi limpeza da alma.

Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia.

Sentiu-se só por diversas vezes?
É por que fechaste a porta até para os outros.

Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora.

Pois é!
Agora é hora de iniciar,
de pensar na luz,
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal um novo emprego?
Uma nova profissão?
Um corte de cabelo arrojado, diferente?
Um novo curso,
ou aquele velho desejo de apender a pintar,
desenhar,
dominar o computador,
ou qualquer outra coisa?

Olha quanto desafio.
Quanta coisa nova nesse mundão
de meu Deus te esperando.

Tá se sentindo sozinho?
Besteira!
Tem tanta gente que você afastou
com o seu "período de isolamento",
tem tanta gente esperando apenas um
sorriso teu para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza nem
nós mesmos nos suportamos.
Ficamos horríveis.
O mau humor vai comendo nosso fígado,
até a boca ficar amarga.

Recomeçar!
Hoje é um bom dia para começar
novos desafios.

Onde você quer chegar?
Ir alto.
Sonhe alto,
queira o melhor do melhor,
queira coisas boas para a vida.
pensamentos assim trazem para nós
aquilo que desejamos.

Se pensarmos pequeno,
coisas pequenas teremos.

Já se desejarmos fortemente o melhor
e principalmente lutarmos pelo melhor,
o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da Faxina Mental.

Joga fora tudo que te prende ao passado,
ao mundinho de coisas tristes,
fotos,
peças de roupa,
papel de bala,
ingressos de cinema,
bilhetes de viagens,
e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados.
Jogue tudo fora.
Mas, principalmente,
esvazie seu coração.
Fique pronto para a vida,
para um novo amor.

Lembre-se somos apaixonáveis,
somos sempre capazes de amar
muitas e muitas vezes.
Afinal de contas,
nós somos o "Amor".
Paulo Roberto Gaefke
PASCOM N.S.P.S.


O verdadeiro diálogo em família provém de Deus  (16/08/12)



Hoje estamos vivenciando a época do maior volume de informações diárias que qualquer pessoa pode ter televisão: rádio, jornal, internet, celular.
Em outras palavras, estamos realmente dependentes destes mecanismos ecnológicos que nos oferecem conforto por um lado, e a muitos distanciam dos sentimentos reais, aqueles que envolvem os contatos físicos. Os jovens de hoje  muitas das vezes perdidos por suas emoções, encontram na internet amigos virtuais, em rodas de amigos o refúgio para suprir suas necessidades emocionais, o famoso (desabafo),   demonstrando desta forma a nítida carência do jovem em relação a uma boa conversa. Os diálogos entre pais e filhos estão cada vez mais escassos; percebe-se que hoje em dia, que é bem mais fácil um jovem pedir conselhos às pessoas que talvez nem conheçam do que aos seus próprios pais, mas porque será que isto acontece?
Em uma pesquisa realizada nos EUA por Psicólogos, o diálogo entre pais e filhos não acontece em muitos casos pela omissão dos filhos em assuntos que acreditam que os pais são desconhecedores, ou até mesmo irão reprimi-los – Ainda sim por pensarem que os pais não terão a visão que eles (os jovens) queria que eles tivessem. Ocorre um fato muito curioso que deve ser observado, as pessoas nesta fase da vida querem ouvir apenas o que lhes sejam confortáveis, e quando os pais oferecem algum tipo de conselho, logo é recusada ou entendida como sendo antiquada, obviamente  nesta fase o jovem está em sua zona de conforto, e tudo que seja incompatível com suas visões de mundo momentâneas são descartadas. E o mais importante desta pesquisa, os jovens não querem parecer com os pais, justamente porque hoje em dia para muitos jovens descoordenados, o “legal” é ser diferente e sempre contrário ao pensamento dos pais. É missão dos pais comunicarem-se com os seus filhos diariamente, e serem deles seus verdadeiros orientadores, bem como  é missão dos filhos entenderem a missão dos pais e trilharem pelo caminho orientado. Vejamos o que a Bíblia Sagrada diz a respeito:

            Cl 3:20 "Vós filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós Pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo".
1Tm 5:8 "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel".

Pergunto eu a você: pessoas afastadas da família com diálogos escassos ou quase inexistentes, estarão próximas a Deus?
A família é grande alicerce para qualquer empreendimento pessoal, profissional ou sentimental, os aspectos primordiais que estão aliados à família são: Amor, Fé, Respeito e Fraternidade. Sem estes ingredientes necessários,  os caminhos que levam ao Senhor serão sempre opostos ao verdadeiro. Nunca afaste-se de Deus irmão! A família é o instrumento dado por Deus a todos, oferecendo assim uma maior aproximação com o Criador.


PASCOM N.S.P.S.


Cicatrizes (14/08/2012)



Num dia de verão no sul da Flórida, um garoto decidiu ir nadar no lago atrás de sua casa.
Na pressa em mergulhar na água fresca, saiu correndo e deixou para trás os sapatos, as meias e a camisa.
Voou para a água, e não percebeu que enquanto nadava para o meio do lago, um jacaré estava deixando a margem e entrando na água.



Sua mãe, em casa, olhava pela janela enquanto os dois estavam cada vez mais perto um do outro. Com medo absoluto, correu para o lago, gritando para seu filho o mais alto quanto conseguia.
Ouvindo a mãe, o menino se alarmou, olhou, deu um giro e foi nadando ate ela. Porem era tarde, muito tarde. Assim que a alcançou, o jacaré também o alcançou.
A mãe agarrou seu menino pelos braços enquanto o jacaré agarrou seus pés. Começou um cabo-de-guerra incrível entre os dois. O jacaré era muito mais forte do que a mãe, mas a mãe era apaixonada demais para deixá-lo, e lutava determinada com toda força do seu coração.
Um senhor que escutou os gritos correu para o lago com uma pistola e matou o jacaré.
O menino sobreviveu e, ainda que suas pernas tenham sofrido bastante, ele pode voltar a caminhar. Quando saiu do trauma, um enfermeiro lhe perguntou se ele queria mostrar as cicatrizes das suas pernas.
O menino levantou o lençol e mostrou ao rapaz.
Então com grande orgulho e arregaçando as mangas ele disse: “Mas as que você deve ver são estas”.
Eram as marcas das unhas de sua mãe que haviam pressionado com força sua pele, “as tenho por que minha mãe não me soltou e salvou a minha vida”, disse o menino.

Moral da historia: Nos também temos cicatrizes de um passado doloroso.

Algumas foram causadas por nossos pecados, por pequenas ou grandes falhas, por desobediência, porém, algumas foram as unhas de Deus que nos segurou com força para que não caíssemos nas garras do mal.
Deus te abençoe sempre! 



Mas lembre-se: Se alguma vez doeu tua alma, foi porque Deus te agarrou bem forte para que você não caísse.

PASCOM N.S.P.S.

É Dia dos Pais! (12/08)




E comemora-se hoje o Dia dos pais. É comum que as famílias se reúnam para festejar este dia especial ao lado daqueles que são tão importantes na construção da vida, da rotina do dia-a-dia. Cada um da sua maneira, do seu jeito de demonstrar sentimentos de alguma forma interfere no comportamento dos filhos, e tantos outros perdem a oportunidade de sentir o que é ser pai. Na bíblia encontramos uma palavra, que nos diz: "Filhos, obedeçam em tudo a seus pais, porque isto agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que não fiquem desanimados". (Cl 3:20-21) Será que esta relação de troca mútua, não seria a verdadeira saída para construirmos relacionamentos fortes e duradouros com nossos pais? Onde a sinceridade e naturalidade nos permitisse ser e demonstrar o que sentimos de verdade?



Cada um de nós tem um alguém como referência de pai; seja um avô, um tio, um irmão ou o próprio pai. Vamos nos permitir (não apenas hoje) em reconhecer a importância da figura paterna em nossa vida, dando um abraço, um gesto de amor, fazendo um carinho ou uma oração; afinal a data de hoje é simbólica, mas o sentimento e o propósito certamente não.

Que a mãe do Perpétuo Socorro abençoe todos os pais!

PASCOM N.S.P.S.


DEUS TE DARÁ MOTIVOS PRA SORRIR (09/08)



Muitos desafios tem surgido em teu caminho?
Às vezes você pensa não ser capaz de suportar?
Já pensou em desistir várias vezes?
Se perguntou qual o propósito de tudo isso?
Quantas vezes você quis respostas?

Te digo amigo (a) a resposta é "confiança", confie em Deus, por maiores que sejam as dificuldades que você vem enfrentando, Deus está ao seu lado. No futuro isso tudo não passará de um simples pedregulho, pois os desafios e as tristezas te deixaram cada vez mais forte, e você aprenderá a dar muito mais valor aos momentos de alegria.

"Descanse no Senhor!"
"Boa Noite!"


PASCOM N.S.P.S.

Nenhum comentário: