quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ministério da Visitação


                     Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. (Mt 28, 19)
                         

       O Que é o Ministério da Visitação? Qual é a sua Missão?

É colocar-se a serviço de Deus e dos irmãos assumindo com Jesus o anúncio da boa nova da evangelização. Tendo a missão de estabelecer laços com as pessoas que se encontram em um determinado local. Sua primeira atividade é como o próprio nome diz visitar, ir ao encontro das pessoas. Mas a partir das visitas estabelecer laços, ouvir alegrias e tristezas, se sentir um com eles, irmão e irmã, se sentir próximo, perceber sua realidade.

Antes de tudo, o ministério da visitação é um gesto de solidariedade, imitando o exemplo do Filho de Deus durante toda sua vida. Sua bondade e seu amor pela humanidade contagiaram a todos. Inspirado em Jesus o ministério está sempre em busca do bem integral de cada pessoa. A visitação sempre respeita os valores e louva a pessoa de Cristo. A fraternidade é essencial nessa missão. É preciso estar sempre disposto a fazer algo bom e útil, além de ajudar os visitados. 


     Pontos importantes na missão: 

 Estabelecer vínculos de amizade da pessoa visitada com o visitador;
  Levar o anúncio de Jesus mais perto do povo;
  Conhecer a realidade do povo;
  Acolher e escutar com alegria cada pessoa na sua situação pessoal ou familiar;
  Sentir a presença de Deus;
   Ser próximo e possuir um relacionamento fraterno com as pessoas que estiverem lá.

As visitas de Jesus:

Jesus caminhava, visitava, e muito. Foi um missionário itinerante visitando todas as pessoas.

Visita à sogra de Pedro (Mc 1.29-31);
  1. Visita a Zaqueu  (Lc 19,1-10);
  2. Visita à casa de Mateus (Mt 9,9-13);
  3. Visita às irmãs  Marta e Maria (Lc 10,38-42)
  4. Visita à festa de casamento - bodas de Caná (Jo 2,1-12);
  5. Visita aos Fariseus ( Lc 11,37-52);
  6. Visita Simão, o leproso, em Betânia( Mt 26,6);
  7. Visita a Lázaro (Jo 12,1)

Jesus também recebia visitas:

      Como a dos discípulos de João Batista (Lc 7,18-19);
    De Nicodemos (Jo 3,1-2)
 (Jo 3,1)

As visitas de Jesus não eram iguais uma à outra:

      Jesus não visitava repetindo as mesmas coisas em cada lugar e com cada pessoa. Suas visitas eram marcadas pela situação concreta das pessoas

As visitas de Jesus eram sempre orientadas pelo grande sonho e projeto que tinha:

  • A razão de ser e viver de Jesus era fazer a vontade do Pai (Jo 4,34)
As visitas dos missionários:
Ò  Devem ser visitas marcadas pela escuta;
Ò  Levar alegria as pessoas;
Ò  Ser um encontro de irmãos;
O Papa Bento XVI explicou que o primeiro serviço que os cristãos estão chamados a oferecer a seus irmãos é o anúncio de Jesus Cristo, único salvador. Foi a conclusão à qual chegou no discurso que dirigiu aos participantes do congresso promovido pela Congregação para a Evangelização dos Povos e pela Universidade Pontifícia Urbaniana (Roma), no quadragésimo aniversário da publicação do Decreto missionário “Ad Gentes”, do Concílio Vaticano II.
   O Papa recordou que, “em obediência ao mandamento de Cristo que, enviou seus discípulos a anunciar o Evangelho a todos os povos, a comunidade cristã, também em nossa época, sente-se enviada aos homens e mulheres do terceiro milênio, para dar-lhes, deste modo, o caminho da Salvação”. E isto, acrescentou, “não é algo facultativo, mas a vocação do Povo de Deus, um dever que lhe corresponde por mandato do próprio Senhor Jesus Cristo”. “E mais - sublinhou -, o anúncio e o testemunho do Evangelho são o primeiro serviço que os cristãos podem oferecer a toda pessoa e a todo o gênero humano, pois são chamados a comunicar a todos o amor de Deus, que se manifestou em plenitude no único Redentor do mundo, Jesus Cristo”.
Deste modo, sublinhou o campo da Missão “... não se define só em virtude de considerações geográficas e jurídicas; os autênticos destinatários da atividade missionária do Povo de Deus não são só os povos não-cristãos e as terras distantes, mas os diferentes âmbitos sociológicos e, sobretudo, os corações”. (fonte Zen it, 13/3/2006)
   Neste tempo oportuno, possamos crescer cada vez mais na consciência de que todos devemos assumir nossa Missão, que todos devemos colaborar com Jesus no seu projeto de salvação do homem todo e de todos os homens.


Ir. Maria Augusta da Silva
Franciscana de Nossa Senhora dos Anjos...

Nenhum comentário: