domingo, 21 de julho de 2013

Jovens Paroquianos na Jornada Mundial da Juventude

Esta semana é iniciada a JMJ-2013 com a tão esperada visita do Papa Francisco.


Mas o que é a Jornada Mundial da Juventude?
 "A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é uma atividade organizada pela Igreja Católica Apostólica Romana para e com os jovens. Ela é celebrada anualmente, no Domingo de Ramos, Dia Mundial da Juventude, nas dioceses e a cada 2 ou 3 anos, de forma solene, em uma cidade escolhida pela Santa Sé para a qual recorrem milhares de jovens de todas as partes do mundo. O convite é feito pelo Santo Padre, o Papa, que sempre propõe uma temática específica aos jovens para que estes meditem e aprofundem seu encontro com Jesus Cristo, com a Igreja e o comprometimento com o Evangelho" (Fonte: Archidiocesis Sancti Pauli in Brasilia)

A JMJ Rio 2013 tem como tema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações"(Mt 28,19) e é seguindo esse tema que alguns jovens representantes da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se farão presentes nessa grande Missão. São quatro jovens, um voluntário, um jornalista e dois participantes acompanhados de um sacerdote.

Confira um pouco mais o perfil de cada um desses jovens missionários.


NOME: Emanuela Karla de F. Apolinário (Participante JMJ)
IDADE: 19 anos
NATURALIDADE: Campina Grande - PB
FORMAÇÃO ACADÊMICA: Graduanda em Engenharia Elétrica
PROFISSÃO: Estudante
COMUNIDADE QUE PARTICIPA: Comunidade São Pedro
PARTICIPA DE ALGUMA ATIVIDADE NA IGREJA? Sou militante da Pastoral Operária e do Setor Juventude.

"Minhas expectativas são momentos de muita luz e profundidade, de muita oração e fé. O fato de termos em torno de 2 milhões de jovens do mundo inteiro em uma oração só invocando a presença do Espírito Santo, isso é muito fortalecedor."



NOME: João Paulo Spencer (Voluntário JMJ)
IDADE: 21 anos
NATURALIDADE: Campina Grande - PB
FORMAÇÃO ACADÊMICA: Administração - UEPB
PROFISSÃO: Coordenador Financeiro
COMUNIDADE QUE PARTICIPA: Matriz
PARTICIPA DE ALGUMA ATIVIDADE NA IGREJA? EJC e Juventude Missionária Redentorista

"A Jornada tem sido uma experiência maravilhosa, os desafios impostos pela aceitação ao serviço voluntário nos permitem contemplar de forma plena e magnífica as bençãos advindas do serviço ao nosso Deus e então ao nosso próximo. Todos os jovens devem participar, peregrinar, levar a nossa crença, defender o nosso Cristo. Todos o jovens devem servir, devem estar entusiasmados, alegres, dispostos, todos devem ser a Juventude do Papa."



NOME: Kayo Fellipe N. Araujo (Participante JMJ)
IDADE: 19
NATURALIDADE: Campina Grande – PB
FORMAÇÃO ACADÊMICA: Médio /Técnico
PROFISSÃO: Bibliotecário
COMUNIDADE QUE PARTICIPA: São Cristóvão
PARTICIPA DE ALGUMA ATIVIDADE NA IGREJA?
J5 e Coordenador Diocesano da Juventude

"Será um evento espetacular, uma grande vivência e experiência espiritual estando com diversos povos reunidos e em comunhão com Deus, mostrando a força do jovem ao mundo descrente."

OBS.: Kayo Fellipe apesar de fazer parte da Paróquia São Cristóvão, é um jovem muito presente e atuante nas atividades da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, por esse motivo, foi mencionado como representante de nossa paróquia.



NOME: Tiago de Melo Correia (Vigário JMJ)
IDADE: 38 anos
NATURALIDADE: Garanhuns - PE
FORMAÇÃO ACADÊMICA: Licenciatura em Filosofia / Bacharel em Teologia
PROFISSÃO: Diretor Geral da ETER
COMUNIDADE QUE PARTICIPA: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
PARTICIPA DE ALGUMA ATIVIDADE NA IGREJA? Vigário

"Participar da JMJ no Rio de Janeiro, com o PAPA Francisco, é experimentar novamente a força Jovem de uma Igreja que se renova com eventos tão grandes e significativos. A JMJ é a oportunidade de o mundo ver o rosto jovem que a Igreja Católica tem. Estou muito feliz, pois será a segunda vez que participo de uma JMJ. Antes, estive em Madrid em 2011."



NOME: Rodrigo Emanuel de F. Apolinário (Correspondente da Rádio Campina FM na JMJ)
IDADE: 25 anos
NATURALIDADE: Campina Grande - PB
FORMAÇÃO ACADÊMICA: Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo/ Mestre em Literatura e Interculturalidade
PROFISSÃO: Jornalista/ Professor
COMUNIDADE QUE PARTICIPA: São Pedro
PARTICIPA DE ALGUMA ATIVIDADE NA IGREJA? Membro do Movimento dos Focolares na Diocese de Campina Grande

"Entendo que a Jornada Mundial da Juventude é um grande presente de Deus para os jovens de todo o mundo, mas, acima de tudo, uma renovação para a Igreja Católica no Brasil. Ver de perto o Papa Francisco, ao lado de milhões de pessoas do mundo inteiro, rezar, meditar, conversar, abraçar, são tantas as experiências que se aproximam com a JMJ que o que temos a fazer é preparar o nosso espírito para viver, de maneira profunda, a Vontade de Deus que nos está reservada no Rio de Janeiro. Como Jornalista, vejo que esse é um grande evento da comunicação da Boa Nova de Cristo, seja na mais simples conversa presencial, até as grandes informações apresentadas ao vivo, via as mídias digitais, tudo em busca de garantir uma evangelização mais plena. Além disso, acredito que a Jornada é realmente o recomeço para a fé de muitas pessoas, é um voto de confiança na força e vitalidade da juventude como missionários da Boa Nova. Que venha a JMJ e o Espírito Santo noz conduza! E que possamos voltar ainda mais conscientes de que “Cristo nos envia para sermos missionários”!"




PasCom N.S.P.S.



Nenhum comentário: