sexta-feira, 7 de junho de 2013

Alegria do Discípulo Missionário


    A característica de cada vida missionária autêntica é a alegria interior que vem da Fé. O cristão encontra em Cristo o fundamento seguro de sua esperança. “Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,35) Ele deve difundir, alegria, otimismo, segurança e provar assim que a mensagem cristã é uma Boa Notícia.
   Uma Fé viva leva o Cristão a sair de si, a superar seu egoísmo e a servir a Cristo nos seus irmãos e irmãs com alegria.
   É tão bonito falar da alegria, especialmente, se a possuímos. Temos grandes momentos de alegria em nossas vidas, ninguém vai discutir isto; momentos por exemplo, de bens que nós atualmente gozamos, os ideais que sonhamos e que se realizam, a bondade que sentimos realizada em nossa vida, por tantos que nos ajudam e demonstram a bondade. Também a arte e a beleza que nos encanta, que nos entusiasma e faz de nós, assim verdadeiros contempladores, da beleza, da arte, da harmonia com o criador.
   O Documento de Aparecida nos afirma: “Com a alegria da Fé, somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus cristo e, nEle, a boa nova da dignidade humana da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação” ( DA 103).

Quatro pontos importantes nos ajudam a identificar a alegria do Anuncio:

·         ALEGRIA DA ENCARNAÇÃO:
   Deus que se fez homem, tornando-se próximo de todos, sendo a expressão plena do Amor para com a humanidade. Maria é a portadora viva do Salvador, “Alegre-se ó cheia de graça, o Senhor está com você!” (Lc 1,28). Maria é a arca viva da Nova e Eterna aliança, e com alegria proclama o mistério da encarnação que nela se concretizou. (Lc 1,46-55) Onde exulta e enaltece, engrandece o Senhor, porque para a pequenez de sua serva nela operou grandes maravilhas. O fato também da alegria de São João Batista, ainda no útero de Santa Isabel e que exulta de alegria por se encontrar com o Salvador. Essa alegria do precursor também nos atinge e nos move no anúncio da Boa Notícia.

·         ALEGRIA DO BATISMO:
   Torna-nos Irmãos e Irmãs em Cristo. Todo batizado assume um compromisso de anunciar a Boa Notícia, se compromete em divulgar o anúncio. Levar a Palavra! “Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho” (1Cor 9,16) “Acreditei, por isto falei” (2Cor 4,13). O missionário é alguém que transmite a alegria da Fé, assume a partir do Batismo o compromisso com a vida.
“Eu vim para que todos tenham vida!” (Jo 10,10). Ser consciente da alegria de ser de Deus...

·         ALEGRIA DO REINO:
  Manifestar a alegria de pertencer ao reino no serviço a todos aqueles que sofrem, a tal ponto que a solidariedade com os pobres é o critério para julgar se alguém o acolheu sinceramente.
Quando Jesus fala do reino, na realidade, fala mais de um reino que transcede os limites e fronteiras, fala da comunidade mais que de sociedade, de universalidade mais que de nacionalismo, de serviço mais que de autoridade.
   A razão pela qual se manifesta o Reino em toda a existência humana de Jesus é clara: Ele é o Deus conosco. Ele não só traz a Boa Nova, mas ele mesmo é a Boa Nova. Existe uma unidade plena entre a mensagem, ali está à força de sua ação evangelizadora. O sermão da montanha é o anúncio da Felicidade manifestada através de Jesus a toda humanidade. (Mt 5,3-12)

·         ALEGRIA DA RESSURREIÇÃO:
   O missionário é aquele que anuncia com a alegria o mistério da nossa Fé. Paixão, morte e Ressurreição. É uma profunda experiência de amor. Anunciar, proclamar o Cristo Ressuscitado, vencedor da morte, centro do Amor universal, doação, partilha, solidariedade e serviço. Celebrar e anunciar esse mistério para o missionário é comungar com a vida no seu mais intimo encontro com cristo. A Alegria da páscoa é a alegria da igreja que se exulta pelo triunfo de Cristo e encontra a cada ano no mistério pascal a fonte de seu regozijo e de sua esperança.
   Para o missionário a ressurreição significa estar acompanhado do ressuscitado enquanto caminha, Cristo é aquele que sempre ressurge em nossas vidas, apontando novos caminhos.
  Isto deve ser a nossa convicção como irmãos e irmãs filhos e filhas de Deus.

     Portanto, o caminho do missionário é assumido por uma profunda experiência de Fé que gera um sentimento de alegria por assumir o anúncio da Boa Nova. São os momentos de alegria, júbilo, louvor, que o missionário leva consigo, um ardor apaixonado pelo reino, numa dinâmica de aproximação com o Cristo vivo e presente na história da salvação. “Não estava o nosso coração ardendo quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as escrituras?” (Lc 24,32)...


Ir. Maria Augusta da Silva
Missionária - F.N.S.A – Franciscana de Nossa Senhora dos Anjos...

Email: guga_mas@yahoo.com.br

Nenhum comentário: