segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


    Repensar o Natal


Há uma frase que diz: “Quando chega o Natal, todos os corações voltam ao lar”.
É interessante perceber como os sentimentos vão se modificando à medida em que o ano finda:
Há um cansaço que procura repouso no aconchego do lar, à sombra da árvore da família; uma saudade que busca as lembranças da infância; gratidão que se entrelaça e abraça as esperanças de um ano novo.
Podemos repensar a preparação e a celebração do Natal entre nossos familiares, colegas de estudo ou trabalho. Que essa festa cristã não se transforme em consumismo e cansaço. Com a participação de membros da família ou de outro grupo de pessoas, os preparativos para a celebração do Natal ficam mais significativos.
Os ornamentos natalinos não são apenas enfeites, mas símbolos que têm uma razão de ser. Sendo assim, cores e formas são significativas. Reflitamos sobre o significado de cada um deles. Há muita literatura a respeito. Quem coordena a decoração e a celebração deve procurar envolver pessoas de várias idades. As noites de dezembro, principalmente as de finais de semana sejam cheias de canções, histórias, lembranças, surpresas...
          Há os que preparam sacolinhas verdes e vermelhas, recheadas de doces e surpresinhas para oferecê-las a crianças carentes, a uma instituição de caridade ou levá-las em suas andanças, para presentear os que encontrar pelo caminho. Lembro das sacolinhas em tecido vermelho, recheadas de balas e algumas moedas, que as senhoras do Apostolado da Oração entregavam a todas as crianças, depois da Missa de Natal. Era um SINAL de amor às crianças. Imagino a alegria daquelas senhoras, reunidas na preparação desses agrados. Orfanatos e asilos - extremos frágeis do cuidado pela vida - merecem atenção especial.
Ir. Zuleides Martins de Andrade, ASCJ
Curitiba-PR
Fonte: Revista Triunfo do Coração de Jesus - n° 57 

Sugestões Natalinas  

Encontre tempo para recordar e contar a história do Menino-Deus que veio viver a nossa vida e a nossa história. Recorde Natais passados e escreva também. Visite ou presenteie, se puder. Nesse tempo tão especial, muita gente espera e merece ser lembrada. São muitas as atividades envolvendo momentos de espiritualidade, confraternização e ações solidárias, desenvolvidas em famílias, escolas e em outras instituições, para celebrar o aniversário de Jesus. Participe da forma como puder! Nossos leitores sugerem:

- A preparação de enxoval para gestantes é um gesto concreto, que se repete a cada ano, entre os educadores de nossa escola.

  As pessoas contempladas são mães que necessitam de nossa colaboração na chegada de seu bebê.
- A confecção de enfeites para a árvore de Natal reforça nos educandos o sentido de pertença à comunidade escolar. No início do Advento, cada turma tem o seu momento de celebração, junto à árvore que completa o cenário do presépio. Entre cantos e preces, o aluno coloca o seu enfeite na árvore. Interessante o que acontece a partir desse momento. As crianças insistem para que os pais e familiares vejam o enfeite que fez e colocou na árvore.

- Durante a novena celebrada na paróquia, contemplar um dos personagens do presépio. 

A reflexão inclui a entrada solene das imagens e perguntas referentes ao personagem do dia. 
Propor uma virtude a ser praticada; pois, Natal é tempo de rever a vida e torná-la cada vez mais de acordo com os ensinamentos de Jesus.

- Sendo o Natal festa da família e de muita luz, sugerir o tema LUZ para a celebração do Advento e Natal. "Aquela" estrela que conduziu os magos até Jesus, deve conduzir, através de dinâmica, cada aluno com a sua família, para o presépio, montado em local a ser definido pelo grupo.

- Que tal ir a uma agência dos Correios e escolher uma das cartinhas de crianças pobres e ser o Papai ou Mamãe-Noel delas? 
É só entregar um presente numa agência do Correio, até dia 20 de dezembro, que ele se encarregará de fazer a entrega.

Fonte: revista Triunfo do Coração de Jesus - n° 57

Colaboração Pe. Erisson.

PasCom -  N.S.P.S.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

          Hoje fazemos memória em toda a Igreja de Santo Ambrósio, 

Bispo e  Doutor da Igreja. 


          
            De nobre e distinta família romana, nasceu provavelmente em 339, em Tréviros, onde seu pai exercia o cargo de prefeito das Gálias. A mãe ficou viúva muito cedo e voltou a Roma com três filhos: Marcelina, que se consagrou a Deus e tomou o véu das virgens; Sátiro, que morreu em 378, depois de exercer altos cargos do Estado; e Ambrósio, o último, que seguiu a carreira diplomática, tradicional na família. Ambrósio desde cedo aprendeu a alimentar as virtudes cívicas e morais, ao ponto de ter sido governador da Emília, do Lácio e de Milão, antes de ser Bispo. Estudou Direito antes de estudar Teologia.


          A mãe de Ambrósio devia ser cristã praticante e generosa. O Papa Libério (352-366) impôs pessoalmente o véu à filha dela, Marcelina, e parece que visitava a casa da nobre senhora romana. Todos da família beijavam a mão de Libério. Ambrósio, ainda criança, depois de se despedir do Pontífice, tratou de imitá-lo e estendeu a mão aos criados e à irmã, para que a beijassem. Marcelina recusou-a com bons modos mas ele respondia: "Não sabes que eu também hei-de ser Bispo?" Dizia então Ambrósio, por brincadeira, mais do que sabia. No entanto, era para isso que a Divina Providência o destinava. Ambrósio era governador de Milão. Com a morte do Bispo de Milão, chamado Ariano, Ambrósio foi para a eleição do novo Bispo, a fim de evitar grandes conflitos. Em meio a confusão, de repente uma criança grita: "Ambrósio, Bispo!". O Clero e o povo aderiu e todos aclamaram: "Queremos Ambrósio Bispo!". O povo teve que teimar durante uma semana, até que vendo nisto a voz de Deus, Ambrósio que ocupava alto cargo no Império Romano e somente era catecúmeno, cedeu a vontade do Senhor. O 1° Concílio de Niceia (325) tinha proibido que subisse ao Episcopado qualquer neófito. Mas o Papa e o Imperador aprovaram a eleição. Depois de batizado, foi ordenado sacerdote e logo em seguida Bispo de Milão. Tudo isso no ano de 374.

         Providencialmente, usou as qualidades de organizador e administrador para o bem da Igreja, podendo assim atuar no campo pastoral, político, doutrinal, litúrgico, ao ponto de merecer o título de grande Doutor e Padre do Cristianismo no Ocidente. Sua figura política ficou marcante, principalmente quando aplicou ao Imperador uma dura penitência pública comum, pois teria Teodósio consentido uma invasão à cidade de Tessalônica, que resultou na morte de muitos. À Imperatriz Justina, que desejou restaurar a estátua da deusa Vitória, opôs-se valentemente enquanto viveu. Santo Ambrósio, como homem de Deus, partilhou sua riqueza material e espiritual com o povo; jejuava sempre; pai carinhoso e tão grande orador que teve papel importante na conversão de Santo Agostinho. Deixou muitos escritos e morreu com 60 anos no ano de 397, após 23 anos de serviço ao seu amado Cristo, com estas palavras: "Não vivi de tal modo que tenha vergonha de continuar vivendo; mas não tenho medo de morrer, porque temos um Senhor que é bom".


   Santo Ambrósio, rogai por nós!

PasCom - N.S.P.S.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


SETOR SANTO AFONSO SE REÚNE PARA PREPARAR ASSEMBLÉIA

                                                   



PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
COMUNIDADE DE COMUNIDADES EM MISSÃO

    Aconteceu dia 03 de Dezembro na comunidade Santo Afonso a reunião dos representantes das comunidades São João Batista, Santo Afonso e comunidade matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Essas três comunidades da Paróquia formam o Setor Santo Afonso. O Objetivo da reunião era planejar a assembléia do Setor que acontecerá no dia 16 de Dezembro. 

    A assembléia acontecerá na comunidade Santo Afonso e terá seu início às 8hs da manhã do dia 16 de Dezembro com acolhida, oração e apresentação dos participantes.

    Na certeza de fazer acontecer à missão do redentor no Setor Santo Afonso, seguiremos o caminho juntos e na esperança de tornar a ação missionária presente nas comunidades Santo Afonso, São João Batista e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, igreja mãe da paróquia.

“Paróquia, discípula missionária, a serviço da vida e da transmissão da fé cristã”.

 Colaboração: Ir. Maria Augusta da Silva – Articuladora Paroquial

PasCom - N.S.P.S

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

São João Damasceno 




          A Igreja celebra hoje a memória de São João Damasceno, um santo Padre e Doutor da Igreja de Jesus Cristo. Nasceu em 675, em Damasco (Síria) num período em que o Cristianismo tinha uma certa liberdade, tanto assim que o pai de João era muito cristão e amigo dos Sarracenos, que naquela época eram senhores do país. Esta estima estendia-se também ao filho. Os raros talentos e merecimentos deste levaram o Califa a distingui-lo com a sua confiança e nomeá-lo prefeito de Damasco.
          
          João Damasceno ainda jovem e ajudante do pai gozava de muitos privilégios financeiros, mas ao crescer no amor ao Cristo pobre, deu atenção a Palavra que mostra a dificuldade dos ricos (apegados) para entrarem no Reino dos Céus. Assim, num impulso para a santidade, renunciou todos os bens e deu aos pobres. Preferiu São João uma vida de maus tratos ao se entregar as "delícias venenosas" do pecado.  
       
        Retirou-se para um convento de São Sabas perto de Jerusalém e passou a viver na  humildade, caridade e alegria. Escreveu inúmeras obras tratando de vários assuntos sobre teologia, dogmática, apologética e outros campos que fizeram de São João digno do título de Doutor da Igreja. Com escritos defendeu principalmente a Igreja contra os iconoclastas, que condenavam o uso de imagens nas Igrejas.

          Certa vez, os hereges prenderam São João e cortaram-lhe a mão direita a fim de não mais escrever, mas por intervenção de Nossa Senhora foi curado. Seu amor a Mãe de Jesus foi tão concreto que foi São João quem tornou presente a doutrina sobre a Imaculada Conceição, Maternidade divina, Virgindade perpétua e Assunção de corpo e alma de Maria. Este filho predileto da Mãe faleceu em 749, quase centenário.
          
          Foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Leão XIII em 1890.
         
          São João Damasceno, rogai por nós!

PasCom - N.S.P.S.